terça-feira, 6 de março de 2012

Dicurso político de Verídica


Discurso de uma candidata à Câmara Municipal de Purilândia
Candidata à vereadora: Sr. Verídica da Silva


            Povo purilandense; estou aqui na “qualidade” de candidata a uma vaga para vereança do município. Enquanto mulher, trabalhadora, cumpridora dos meus deveres, vindo de uma família tradicional que perdeu o poder econômico, mas que preserva os valores éticos e morais, que serão a base da minha campanha, venho cumprimentá-los.
            Dirijo-me especificamente à mulher e ao homem trabalhador, moradores dos bairros periféricos onde vemos de verdade a dificuldade e a solidariedade entre as comunidades. Digo isso porque quando o sujeito tem que bater uma laje; lá participam os vizinhos, sob um sol ardente em troca de um cachorro quente e um refrigerante. Quando há uma briga entre mulheres, há uma aglomeração enorme de gente, ninguém  as separa por pura imparcialidade do povo. À tarde podem-se ver pessoas sentadas em bares e em frente às casas conversando, mais o que é mais legal é o churrasco em cima da laje, as peladas de fins de semana, não confundam, pelada é futebol amador; mas quanto ás outras peladonas, tem também, para todos os gostos e góstos.
            Porém não estou aqui para fazer discurso preconceituoso e elitista; minha plataforma política busca justamente dar mais atenção às comunidades carentes e para isso eleitores; conto com vocês nas urnas. Então, quando eleita, vou lutar por uma educação de qualidade, para que a Secretaria de Saúde  não produza mais doença que o sujeito já tem; como acabar com o stress na fila de emergência de pronto-socorro; das noites mal dormidas dos usuários do SUS para marcar consultas médicas e exames. Que o Programa Saúde da Família chegue antes do carro da funerária. Agora para relaxar, companheiros e companheiras; está faltando lazer para o povo; um forró, um pagodinho que a gente não vê mais nem em fundo de quintal, depois que apareceu a música eletrônica. Todo adolescente tem o seu MP3, MP4, MP5 e MPQP... È muito para o meu gosto; mas respeito já que os maiores de 16 anos também votam: som na caixa DJ!
            Na “qualidade” de mulher popular que sou, pretendo trazer as Escolas de Samba de volta ao nosso carnaval e resgatar essa festa popular, mesmo sabendo que por aqui no samba também tem divisão de classes, muito cacique para pouco índio. Verbas para um desfile de Escola de Samba, que pode ser ajudada pelo poder público sim, mas me perdoem a honestidade; as Escola de Samba tem botar o “bloco na rua” o ano inteiro para arrecadar fundos para um bom desfile. As comunidades vão adorar participar de eventos que promovam a sua escola favorita, com prestação de contas no final é claro.
            Ei... esperem! Estão fazendo sinal para mim, isso significa que eu já falei demais por hoje... Mas na próxima oportunidade terei mais coisas a dizer para os amigos e amigas de Purilândia.
Bem que a minha mãe sempre dizia pra mim:
-Verídica, você fala demais!
 Eu acho que não... estava só começando o meu discurso e estão me ameaçando cortar o microfone...até a próxima...


Tânia Maria da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário