terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MÍDIA & CIVILIZAÇÃO


MÍDIA & CIVILIZAÇÃO
Incubadora de Alienados?

            Que a sociedade moderna almeja de seus cidadãos? O sucesso, ser o número 1, “the best” (o melhor), excelência, eficácia, eficiência. Enfim, que sejamos eternos vencedores. Estes são sempre lembrados para que a população siga o exemplo e quiçá, entre mil, um possa se destacar. Aos derrotados, o esquecimento é o troféu. Será que alguém se lembra dos últimos colocados nas Olimpíadas de Pequim ou até mesmo dos últimos campeonatos de futebol brasileiro. Quem sabe? Porém todos estamos vendo uma mulher negra mais que vencedora competindo  no futebol nos EUA. Quem? A Marta! Joga muito bem. É assim que a mídia fabrica ícones e descarta de personagens importantes do cenário nacional. Agora é o Michel Telo com a bela sacada de marketin, com sua ginga e “ai se eu te pego...” que também vai para geladeira após o verão.
            Também podemos constar que as propagandas são muito apelativas. Talvez os mais jovens desconheçam; mas, num passado recente, fumar e beber bebidas alcoólicas era sinônimo de glamour. O canhotinha de ouro do futebol,  (Jérson) fazia propaganda de um cigarro, em que ele dizia que gostava de levar vantagem em tudo. Quem será que sabe o sabor do sucesso?  O sabor de liberdade? O sabor refrescante? Enfim,  a minha geração, foi considerada rebelde, e como disse muito bem o cantor Renato Russo: “geração coca-cola” E na é que em um dia de calor só de olhar a propaganda, dá uma vontade louca de bebe-la. Como seria anúncio de funerária?
            Parafraseando o cantor e compositor  Lulu Santos; “assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade.” Estamos destruindo o planeta para acumularmos capital. Que capital? “Money” (dinheiro) propriedades, (muitas), ouro, títilos, ações!!!!. Petróleo, transportes, divisas, muitas divisas. Dessa forma os que detém o poder cuidam sempre do interesse de uma minoria e se esquecem que a terra é a nossa casa.A nave na qual viajamos pelo Universo; e mais, que a Gaia é formada de organismos vivos, que podem agir como defesa ou como um trator destruidor. Alguém tem dúvida de a que  vegetação tem vida? Ou de que existem vulcões ativos? Que existe massa orgânica no seio da terra?  Já estamos assistindo as conseqüências da interferência do homem na natureza. E não adianta culpar Deus. Nós somos os responsáveis pela nossa casa.
            Mesmo assim, a mídia, “ingenuamente” faz questão de mostrar os desastres naturais, e como falei no início, tudo que dá ibope rende muitas páginas e discursos. E lá vai população, com certeza gente solidária, mas inconsciente. Pois não é melhor prevenir do que remediar? Então esbarramos em políticos, que alegam problemas de verbas, e aos poucos os meios de comunicação deixam de falar no assunto, então a população também se esquece. Afinal eles vivem de sensacionalismo e mundo cão. Já imaginou  uma fazendeiro se desfazendo do gado porque é prejudicial à natureza?
            Nessa corrida de loucos, se estivéssemos diante de uma película que registrasse o dia a dia do mundo num mosaico, seria como assistirmos a uma comédia de humor negro. Os cambista da bolsa de valores correndo de um lado para o outro com 4 telefones ao mesmo tempo. Ver as maracutaias do políticos, o corre-corre das ruas nas metrópoles; mendigos, mágicos, criança com a babá e velhinhos, mendigos, numa mesma praça que é o palco do circo das ruas.
Esssa é a nossa sociedade, nosso mundo e os meios de comunicações que deixamos invadir nossa casa. Mas podemos fazer a lição de casa e recuperarmos o tempo perdido e reaprendermos a viver à partir de onde estamos e plantarmos boa semente para o futuro. Que tal começar agora? Com atitudes simples e eficazes? Reciclar lixo, evitar sujar as ruas, observarmos os produtos que consumimos e armazenarmos, deixar de vender o voto, evitar o famoso “jeitinho”....Enfim, sermos éticos, porque o mundo está precisando de gente transparente. A escolha está em nossas mãos. Quem ganha é o planeta e toda sua população que com certeza será importante no seu conjunto. Isto é sermos mais que vencedores. Prêmio? Qualidade de vida para todos.

Tânia Maria da Silva
Cursando Licenciatura em Pedagogia no ISE Pádua
Instituto Superior de Educação  - RJ

Um comentário:

  1. Adorei o texto parabéns!Acredito muito que pequenas coisas fazem grande diferenças,infelizmente nem todo mundo pensa assim,as vezes da até um desanimo quando eu guardo a garrafinha de água vazia na bolsa,ou o pacote vazio de biscoito pra jogar numa lixeira,e olho pra rua e vejo tonelada de lixo espalhada,obstruindo os bueiros,o oleo usado que guardo numa garraf plastica e levo um posto de coleta,e a barraquinha de pastel na minha rua despeja tudo direto no bueiro,quando devolvo o troco que recebi a mais e escuto fala da corrupção e dos montantes de dinheiro desviado dos cofres públicos,quando me preocupo em quem vou votar,e escuto as pessoas falarem que vai votar no fulano porque ele arrumou um exame medico ou uma laqueadura.A sensação que me dar nessas horas é de sou uma idiota que não adiante reciclar lixo,nem levar a sacola retornável pro supermercado,nem evitar joga lixo no chão,etc...que ninguém mais faz,ou se faz não esta tendo efeito nenhum.Mas já me acostumei a ser assim,e não mudo mais não rsrsrsr.

    ResponderExcluir