INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
OFICINA DE SABERES COMPARTILHADOS
NO CAPS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
Tânia Maria da Silva - 4º período
Maio de 2012
“Se
teus projetos forem para um ano, semeie um grão.
Se
forem para dez, plante uma árvore.
Se
forem para cem anos, instrua o povo”.
Provérbio Chinês
INTRODUÇÃO
Este é um Projeto Pedagógico de Letramento
e Recreação, voltado para os usuários do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial,
que a priori, se propõe a trabalhar com atividades lúdicas, abordando vivências
do cotidiano de cada um e norteando o usuário no seu processo de regate de
cidadania
“Não posso lhe dizer como é um homem que goza de uma completa
auto-realização, nunca vi nenhum” Carl
Gustav Jung
A chamada loucura incomoda a humanidade desde os primórdios, pois temos o
costume de não aceitar o que nos envergonha, que quebra padrões
pré-estabelecidos, principalmente se este for em nossa casa. Dizem que os loucos
se parecem com crianças por desconhecer regras, fazer em público coisas,
diríamos “indecentes”, falar o que se passa pela cabeça, enfim, todo mundo
condena os loucos nas ruas, mas se esquece de que entre quaro paredes às vezes
é capaz de fazer verdadeiros absurdos, mas, “ninguém viu...”. E em relação à
criança vemos pais “passarem vergonha” com seus filhos na rua por conta de
“artes” que a criança faz. Daí a importância da babá para os mais abastados:
“criança tem que ter limite”, pelo menos é o que procuram fazer há séculos com
as nossas crianças, por isso existe a escola padronizada, com currículo igual
para todos, com o intuito de nos fazer uma Sociedade Uniforme. De criança
falarei em outro momento, mas é bom que pensemos o que bom para nossa família,
sem a contaminação da hipocrisia delirante.
Falar do sofrimento e das alegrias
dos usuários do CAPS é o mesmo que avaliar a vida de qualquer ser humano e
fazer um inventário, estudá-lo a fundo. Todos temos alto e baixos, “de perto ninguém é normal”, a diferença
é a patologia; uns são diabéticos, outros hipertensos, tem as enxaquecas em que
as senhoras ficam num quarto escuro por um dia às vezes, câncer e enfim,
precisaríamos do Código Internacional de Doença para sabermos pelo menos as que
são reconhecidas cientificamente.
Cada um tem a sua dor, e expressa em
forma de doença patológica os males psicossomáticos; toda a humanidade está
sofrendo de um mal que é ainda pior; a indiferença pelo outro, pois estamos
ficando tão egoístas que nem nos lembramos de proteger o Planeta, nossa nave
Mãe. Passemos agora a pensar nos seres humanos como parte da natureza, que
precisam de ar, alimentação, habitação e principalmente solidariedade para
viver; ou a herança material que tanto cuidamos para os nossos filhos, não fará
diferença nenhuma, pois eles, se resistirem, terão que habitar um ambiente
árido e inóspito e jogarem fora toda a EXCELÊNCIA, por muito trabalho pesado na
reconstrução do mundo. Enquanto isso ainda é uma hipótese, pensemos melhor e
vejamos que não existe diferença essencial na humanidade; ao menos a terra que
abriga todos os seus filhos democraticamente, que tenhamos consciência agora de
que todas as criaturas são semelhantes, cada um com sua limitação e/ou talento,
mas, simplesmente humanos.
Esse Projeto foi elaborado sob a inspiração do Método Paulo Freire, que
conseguiu estabelecer entre outras coisas, um trabalho alfabetização para
adultos, aproveitando-se dos objetos de convivência destes no cotidiano.
“Ninguém é sujeito
da autonomia de ninguém Paulo
Freire – Pedagogia da autonomia
O Educador, historiador, romancista e pesquisador, Darcy Ribeiro, vivendo
outra realidade, que foi a convivência com os índios, que lhe rendeu uma vasta experiência no assunto além de outros
trabalhos e pesquisas e inúmeras publicações editadas; Carl Roger, psicólogo americano que pregava o
humanismo como forma de vida e aplicava no seu trabalho de consultório e na
Educação, pregando a liberdade de aprendizado sem diretividade, ainda em meados
do século XX, causando uma certa ruptura com o método tradicionalista, que era
expandido para todos os países subdesenvolvidos; “onde manda quem pode e
obedece quem tem juízo”. Um grande exemplo deste método aplicado em escolas; podemos
assistir no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.
“Não havendo
para os índios fronteiras entre uma categoria de coisas tidas como artísticas e
outras, vistas como vulgares, eles ficam livres para criar o belo.”
Darcy
Ribeiro- Livro Rebeldes brasileiros
Também buscando no psicólogo Vygostck,
em suas obras, provando a importância que o meio exerce sobre as pessoas, e seu
trabalho dirigido à crianças, onde aborda a importância do convívio com outras
pessoas, estimulando as comunidades a interagirem-se, onde cada indivíduo respeite as singularidades do outro e se
situe no grupo, surgiu esta proposta do Projeto no CAPS.
“ Todo inventor, até mesmo um gênio, também
é fruto do seutempo e do seu ambiente (...) Nenhuma invenção ou descoberta
científica pode vir à luz antes de terem aparecido as condições materiais ou
psicológicas necessárias à sua manifestação”
Lev Vigostski –
Revista Hitória da Pedagogia
Também o filósofo contemporâneo, Edgar Morin, nos faz pensar no planeta
como um todo, e nós, partículas que dão existência ao Todo. Para ele o mundo é
como uma teia de aranha; estamos todos ligados, porém se algo ou alguém se move
de forma perigosa, coloca em risco o Todo, mesmo sem rompimento completo desse
tecido.. Para Morin, a importância de cuidarmos com muito carinho do meio em
que vivemos e nos aliançarmos com o outro, pois ele é um prosseguimento nosso.
Além é claro de mostar a importância individual de leitura de mundo, onde o interior, rico de fantasias,
sonhos, idealiza o exterior com seu olhar.
“ A importância da fantasia e do imaginário no ser humano é inimaginável; dado que as vias de entrada e
saída do sistema neurocerebral, que colocam o organismo em conexão com o mundo
exterior, representa apenas 2% do conjunto,enquanto 98% se referem ao
funcionamento interno, constitui-se um mundo psíquico relativamente
independente, em que fermentam necessidades, sonhos, desejos, idéias, imagens,
fantasias e este mundo infiltra-se em nossa visão ou concepção de mundo
exterior”
Edgar Morin – em O Sete Saberes À Educação do
Futuro
.
JUSTIFICATIVA
A ideia é ir desvendando a leitura
de mundo de cada um, seus conteúdos, trabalhando com um cronograma de
atividades previamente elaborado, porém com flexibilidade, que poderá ser
alterado de acordo com os planos de trabalho diário. Necessitando de uma sala
disponível para as atividades que assim o exijam, requerendo assim espaço
fechado com cadeiras e outros utensílios apropriados, ou de acordo com o clima
que estiver fazendo.
Sem características de escola comum, aproveitaremos o conhecimento
empírico de cada um e não haverá obrigatoriedade e diretividade é o crescimento
pessoal de cada usuário. A avaliação será feita pelo grupo, em que cada um terá
respeitada a sua opinião, com o mediador anotando os resultados que se
necessário serão rediscutidos e concretizado o desejo da maioria. A idéia é de
aprendizado mutuo e com recreação.
Obs. Em função do CAPS Pádua, que já conta com 17 anos e cresceu ainda mais
com o ambulatório, que trouxe novos usuários que passaram a conviver com os
pacientes mais antigos da Ilha, (apelido carinhoso onde funciona sede do CAPS
Pádua) que são olhados com certo preconceito. Apesar da Instituição, estar
trabalhando a socialização, seja no BOM DIA, JORNAL DO CAPS, NA OFICINA DE
SABÃO RECICLADO E OUTRAS OFICINAS E TERAPIAS QUE BUSCAM O BEM-ESTAR DO USUÁRIO;
percebem que um trabalho pedagógico na Ilha irá render grandes frutos, tanto
cultural, quanto com a Comunicação e interação dos indivíduos e a Comunidade.
OBJETIVOS GERAIS
- Mediar conhecimentos e trocar experiências com o grupo.
- Estabelecer uma proposta mínima de horários e participação
do grupo, c/ atividades diversificadas, porém, com uma certa flexibilidade
diante do contexto.
- Estimular o usuário a desenvolver e aprimorar, espírito
crítico, a partir de seus conhecimentos e da troca e pesquisa de informações.
- Possibilitar alfabetização e outros aprendizados à partir
do Letramento Individual
- Incentivar movimentos de autonomia de cada um para um
possível no regate de identidade.
- Conscientizar aos usuários seus direitos e deveres; a
INCLUSÃO dos usuários do CAPS, em ambientes diversificados, como: trabalho
formal, escola, internações e atendimentos à rede pública de saúde, órgãos
públicos, circulação em ambientes comerciais sem escárnio por parte do
atendente; enfim, direito ao que já têm direito
- Fazer com que os usuários
interajam e que todos participem;
(inclusive a clientela de ambulatório)
onde além de cultura e diversão, será possível aumentar os laços de
camaradagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Promover estudos, apresentação de
filmes, debates, dinâmicas de grupo, no sentido de estimular a cada usuário a
ter consciência dos seus direitos e deveres de cidadão, respeitando o grau de
entendimento do indivíduo.
_ Iniciar ou dar prosseguimento ao
processo de alfabetização, procurando aplicar a interdisciplinaridade no
processo de Letramento.
- Inserir várias disciplinas
pedagógicas, respeitando a leitura de mundo de cada um. Aproveitar a
interdisciplinaridade para que o ato seja prazeroso.
- Promover passeios pela cidade, em
lugares interessantes e até em municípios vizinhos, havendo a possibilidade.
Movimentos que serão discutidos depois, em grupo.
- Valorizar a comunicação e
expressão, apresentando peças teatrais, onde a pessoa terá consciência de estar
encarnando outro personagem e se divertindo.
- Colaboração também com Jornal do
CAPS, com depoimentos ou qualquer outro tipo de texto.
- Resgatar velhos valores,
brincadeiras e cultura.
- Haverá também um círculo de
leitura, onde cada um interpretará o que leu de acordo com o seu entendimento.
A interpretação pode ser feita de várias formas, desde a escrita, a falada,
cantada, mímica e outras idéias que possam aparecer no momento da interação.
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20h –
divididas pelos cinco dias de funcionamento do CAPS; começando a oficina às
13h00minh e terminando às 17h00minh, intercalando as atividades na sala ou
ambiente aberto, para dar maior dinamismo, ou mesmo fazendo passeios para serem
apreciados e comentados depois, com filmes dentro ou fora do CAPS, além de
outras propostas que seja do interesse do grupo e surjam no decorrer das
oficinas. Perfazendo um total de 80h mensais.
CRONOGRAMA
1º Bimestre – Apresentações: “Minha história”, cada um fala
de si se quiser; Filmes, debate; Desenho, colagem e pintura - livre; passeios,
consenso; ex Shoping, Asilo, primeiras palavras. Datas comemorativas.
Brincadeiras. Jogos, lógica Cultura Geral – Trabalhos em grupo e individual
Avaliação. Com flexibilidade de atividades.
2º Bimestre ––
Trabalhar comunicação, letras, desenhos, músicas, colagens, mímica – Filmes,
debates, interpretação individual com liberdade de expressão; passeio à expo
Pádua, passear e contar, praças. Apresentação de livros. Brincadeiras. Cultura
Geral Trabalhos em grupo e individual - Avaliação
3º Bimestre –
Continuar trabalhar comunicação com; jogos de lógica, leituras livres, escrita
livre, verbalmente; colaborar com outras oficinas, ex- jornal, etc..., filmes,
contação de história, brincadeiras. Trabalhos em grupo e individual. Cultura
Geral – Datas comemorativas Avaliação
4º Bimestre –
Continuar com comunicação; Leitura, interpretação livre, livros - Jogos
- Lógica, Confeccionar um painel com as produções dos usuários.Datas
comemorativas - Cultura Geral - Teatro – apresentação
Recursos Materiais: 30 carteiras escolares, 50
cadernos de pauta, pequenos, 3 resmas de papel jornal, 1 resma de papel A4, 10
caixas de lápis de cera, 10 caixas de canetinhas hidrocor. Quadro para
caneta pincel, 12 canetas pincel, (5 pretas e o restante colorida, jogos) de
damas, dominó, cartas de baralho, quebra cabeças, jogos de labirinto, bolas comuns
de boa qualidade, cubos, figuras geométricas, corda e outros jogos que ajudem
no controle motor e ajude no raciocínio lógico.
Gravador, 05 folhas de
isopor, 10 cartolinas coloridas, 05 folha de papel camurça, Dicionário, Livros de histórias infantis e
adulto, de poesia, didáticos do 1º segmento, gibis, revistas e todo o tipo de
literatura que possa ser inserida nas
oficinas de comunicação. Preciso de acesso a um computador para emergências.
Aparelho de som, CDs com rítmos
variados, um aparelho de TV e um DVD, que serão requisitados com datas
previstas anteriormente. E se necessário, outros materiais.
Além do material acima
requerido, promoveremos gincanas ecológicas, com o recolhimento de materiais
recicláveis, utilizáveis nas oficinas para criarmos outras alternativas de
recreação e conscientização para a reciclagem. Entre outras idéias que possam
surgir no percurso.
BIBLIOGRAFIA:
A ideia foi
inspirada em alguns dos seguintes Autores que podemos chamar de livres
Pensadores:
RIBEIRO, Darcy,
“Gentidades”!, Porto Alegre; L& PM – 1997 –
ROGERS, Carl,
“Liberdade para Aprender” – Ed. Do Professor – MG – 1969
FREIRE, Paulo,
“Pedagogia da Autonomia” – Ed. Paz e Terra – SP – 1996 – Revista, História da
Pedagogia – Ed. Segmento – RJ – 2010
MORIN – Edgar –
1921 – “Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro SP – UNESCO - 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário