domingo, 27 de maio de 2012

OFICINA DE SABERES COMPARTILHADOS NO CAPS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



OFICINA DE SABERES COMPARTILHADOS
NO CAPS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA



Tânia Maria da Silva - 4º período
Maio de 2012







“Se teus projetos forem para um ano, semeie um grão.
Se forem para dez, plante uma árvore.
Se forem para cem anos, instrua o povo”.
 Provérbio Chinês








INTRODUÇÃO
Este é um Projeto Pedagógico de Letramento e Recreação, voltado para os usuários do CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, que a priori, se propõe a trabalhar com atividades lúdicas, abordando vivências do cotidiano de cada um e norteando o usuário no seu processo de regate de cidadania

“Não posso lhe dizer como é um homem que goza de uma completa auto-realização, nunca vi nenhum”  Carl Gustav Jung

A chamada loucura incomoda a humanidade desde os primórdios, pois temos o costume de não aceitar o que nos envergonha, que quebra padrões pré-estabelecidos, principalmente se este for em nossa casa. Dizem que os loucos se parecem com crianças por desconhecer regras, fazer em público coisas, diríamos “indecentes”, falar o que se passa pela cabeça, enfim, todo mundo condena os loucos nas ruas, mas se esquece de que entre quaro paredes às vezes é capaz de fazer verdadeiros absurdos, mas, “ninguém viu...”. E em relação à criança vemos pais “passarem vergonha” com seus filhos na rua por conta de “artes” que a criança faz. Daí a importância da babá para os mais abastados: “criança tem que ter limite”, pelo menos é o que procuram fazer há séculos com as nossas crianças, por isso existe a escola padronizada, com currículo igual para todos, com o intuito de nos fazer uma Sociedade Uniforme. De criança falarei em outro momento, mas é bom que pensemos o que bom para nossa família, sem a contaminação da hipocrisia delirante.
            Falar do sofrimento e das alegrias dos usuários do CAPS é o mesmo que avaliar a vida de qualquer ser humano e fazer um inventário, estudá-lo a fundo. Todos temos alto e baixos, “de perto ninguém é normal”, a diferença é a patologia; uns são diabéticos, outros hipertensos, tem as enxaquecas em que as senhoras ficam num quarto escuro por um dia às vezes, câncer e enfim, precisaríamos do Código Internacional de Doença para sabermos pelo menos as que são reconhecidas cientificamente.
            Cada um tem a sua dor, e expressa em forma de doença patológica os males psicossomáticos; toda a humanidade está sofrendo de um mal que é ainda pior; a indiferença pelo outro, pois estamos ficando tão egoístas que nem nos lembramos de proteger o Planeta, nossa nave Mãe. Passemos agora a pensar nos seres humanos como parte da natureza, que precisam de ar, alimentação, habitação e principalmente solidariedade para viver; ou a herança material que tanto cuidamos para os nossos filhos, não fará diferença nenhuma, pois eles, se resistirem, terão que habitar um ambiente árido e inóspito e jogarem fora toda a EXCELÊNCIA, por muito trabalho pesado na reconstrução do mundo. Enquanto isso ainda é uma hipótese, pensemos melhor e vejamos que não existe diferença essencial na humanidade; ao menos a terra que abriga todos os seus filhos democraticamente, que tenhamos consciência agora de que todas as criaturas são semelhantes, cada um com sua limitação e/ou talento, mas, simplesmente humanos.
Esse Projeto foi elaborado sob a inspiração do Método Paulo Freire, que conseguiu estabelecer entre outras coisas, um trabalho alfabetização para adultos, aproveitando-se dos objetos de convivência destes no cotidiano.
“Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém                    Paulo Freire – Pedagogia da autonomia


O Educador, historiador, romancista e pesquisador, Darcy Ribeiro, vivendo outra realidade, que foi a convivência com  os índios, que lhe rendeu uma vasta  experiência no assunto além de outros trabalhos e pesquisas e inúmeras publicações editadas;  Carl Roger, psicólogo americano que pregava o humanismo como forma de vida e aplicava no seu trabalho de consultório e na Educação, pregando a liberdade de aprendizado sem diretividade, ainda em meados do século XX, causando uma certa ruptura com o método tradicionalista, que era expandido para todos os países subdesenvolvidos; “onde manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Um grande exemplo deste método aplicado em escolas; podemos assistir no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.

 “Não havendo para os índios fronteiras entre uma categoria de coisas tidas como artísticas e outras, vistas como vulgares, eles ficam livres para criar o belo.”
Darcy Ribeiro- Livro Rebeldes brasileiros

 Também buscando no psicólogo Vygostck, em suas obras, provando a importância que o meio exerce sobre as pessoas, e seu trabalho dirigido à crianças, onde aborda a importância do convívio com outras pessoas, estimulando as comunidades a interagirem-se, onde cada indivíduo  respeite as singularidades do outro e se situe no grupo, surgiu esta proposta do Projeto no CAPS.

“ Todo inventor, até mesmo um gênio, também é fruto do seutempo e do seu ambiente (...) Nenhuma invenção ou descoberta científica pode vir à luz antes de terem aparecido as condições materiais ou psicológicas necessárias à sua manifestação
Lev Vigostski – Revista Hitória da Pedagogia


Também o filósofo contemporâneo, Edgar Morin, nos faz pensar no planeta como um todo, e nós, partículas que dão existência ao Todo. Para ele o mundo é como uma teia de aranha; estamos todos ligados, porém se algo ou alguém se move de forma perigosa, coloca em risco o Todo, mesmo sem rompimento completo desse tecido.. Para Morin, a importância de cuidarmos com muito carinho do meio em que vivemos e nos aliançarmos com o outro, pois ele é um prosseguimento nosso. Além é claro de mostar a importância individual de leitura  de mundo, onde o interior, rico de fantasias, sonhos, idealiza o exterior com seu olhar.

“ A importância da fantasia e do imaginário no ser humano é    inimaginável; dado que as vias de entrada e saída do sistema neurocerebral, que colocam o organismo em conexão com o mundo exterior, representa apenas 2% do conjunto,enquanto 98% se referem ao funcionamento interno, constitui-se um mundo psíquico relativamente independente, em que fermentam necessidades, sonhos, desejos, idéias, imagens, fantasias e este mundo infiltra-se em nossa visão ou concepção de mundo exterior” 
Edgar Morin – em O Sete Saberes À Educação do Futuro

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JUSTIFICATIVA
 A ideia é ir desvendando a leitura de mundo de cada um, seus conteúdos, trabalhando com um cronograma de atividades previamente elaborado, porém com flexibilidade, que poderá ser alterado de acordo com os planos de trabalho diário. Necessitando de uma sala disponível para as atividades que assim o exijam, requerendo assim espaço fechado com cadeiras e outros utensílios apropriados, ou de acordo com o clima que estiver fazendo.
Sem características de escola comum, aproveitaremos o conhecimento empírico de cada um e não haverá obrigatoriedade e diretividade é o crescimento pessoal de cada usuário. A avaliação será feita pelo grupo, em que cada um terá respeitada a sua opinião, com o mediador anotando os resultados que se necessário serão rediscutidos e concretizado o desejo da maioria. A idéia é de aprendizado mutuo e com recreação.

Obs. Em função do CAPS Pádua, que já conta com 17 anos e cresceu ainda mais com o ambulatório, que trouxe novos usuários que passaram a conviver com os pacientes mais antigos da Ilha, (apelido carinhoso onde funciona sede do CAPS Pádua) que são olhados com certo preconceito. Apesar da Instituição, estar trabalhando a socialização, seja no BOM DIA, JORNAL DO CAPS, NA OFICINA DE SABÃO RECICLADO E OUTRAS OFICINAS E TERAPIAS QUE BUSCAM O BEM-ESTAR DO USUÁRIO; percebem que um trabalho pedagógico na Ilha irá render grandes frutos, tanto cultural, quanto com a Comunicação e interação dos indivíduos e a Comunidade.


OBJETIVOS GERAIS


- Mediar conhecimentos e trocar experiências com o grupo.

- Estabelecer uma proposta mínima de horários e participação do grupo, c/ atividades diversificadas, porém, com uma certa flexibilidade diante do contexto.

- Estimular o usuário a desenvolver e aprimorar, espírito crítico, a partir de seus conhecimentos e da troca e pesquisa de informações.

- Possibilitar alfabetização e outros aprendizados à partir do Letramento Individual

- Incentivar movimentos de autonomia de cada um para um possível no regate de identidade.

- Conscientizar aos usuários seus direitos e deveres; a INCLUSÃO dos usuários do CAPS, em ambientes diversificados, como: trabalho formal, escola, internações e atendimentos à rede pública de saúde, órgãos públicos, circulação em ambientes comerciais sem escárnio por parte do atendente; enfim, direito ao que já têm direito

- Fazer com que os usuários interajam e  que todos participem; (inclusive a clientela de ambulatório)  onde além de cultura e diversão, será possível aumentar os laços de camaradagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-Promover estudos, apresentação de filmes, debates, dinâmicas de grupo, no sentido de estimular a cada usuário a ter consciência dos seus direitos e deveres de cidadão, respeitando o grau de entendimento do indivíduo.

_ Iniciar ou dar prosseguimento ao processo de alfabetização, procurando aplicar a interdisciplinaridade no processo de Letramento.

- Inserir várias disciplinas pedagógicas, respeitando a leitura de mundo de cada um. Aproveitar a interdisciplinaridade para que o ato seja prazeroso.

- Promover passeios pela cidade, em lugares interessantes e até em municípios vizinhos, havendo a possibilidade. Movimentos que serão discutidos depois, em grupo.
- Valorizar a comunicação e expressão, apresentando peças teatrais, onde a pessoa terá consciência de estar encarnando outro personagem e se divertindo.

- Colaboração também com Jornal do CAPS, com depoimentos ou qualquer outro tipo de texto.
- Resgatar velhos valores, brincadeiras e cultura.

- Haverá também um círculo de leitura, onde cada um interpretará o que leu de acordo com o seu entendimento. A interpretação pode ser feita de várias formas, desde a escrita, a falada, cantada, mímica e outras idéias que possam aparecer no momento da interação.
pregando a liberdade de aprendizado no ino forma de vida e aplicava no seu trabalho de consult
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20h – divididas pelos cinco dias de funcionamento do CAPS; começando a oficina às 13h00minh e terminando às 17h00minh, intercalando as atividades na sala ou ambiente aberto, para dar maior dinamismo, ou mesmo fazendo passeios para serem apreciados e comentados depois, com filmes dentro ou fora do CAPS, além de outras propostas que seja do interesse do grupo e surjam no decorrer das oficinas. Perfazendo um total de 80h mensais.

CRONOGRAMA

1º Bimestre –  Apresentações: “Minha história”, cada um fala de si se quiser; Filmes, debate; Desenho, colagem e pintura - livre; passeios, consenso; ex Shoping, Asilo, primeiras palavras. Datas comemorativas. Brincadeiras. Jogos, lógica Cultura Geral – Trabalhos em grupo e individual Avaliação. Com flexibilidade de atividades.

2º Bimestre –– Trabalhar comunicação, letras, desenhos, músicas, colagens, mímica – Filmes, debates, interpretação individual com liberdade de expressão; passeio à expo Pádua, passear e contar, praças. Apresentação de livros. Brincadeiras. Cultura Geral Trabalhos em grupo e individual - Avaliação

3º Bimestre – Continuar trabalhar comunicação com; jogos de lógica, leituras livres, escrita livre, verbalmente; colaborar com outras oficinas, ex- jornal, etc..., filmes, contação de história, brincadeiras. Trabalhos em grupo e individual. Cultura Geral – Datas comemorativas Avaliação

4º Bimestre – Continuar com comunicação; Leitura, interpretação  livre, livros -  Jogos  - Lógica, Confeccionar um painel com as produções dos usuários.Datas comemorativas -  Cultura Geral  - Teatro – apresentação

Recursos Materiais: 30 carteiras escolares, 50 cadernos de pauta, pequenos, 3 resmas de papel jornal, 1 resma de papel A4, 10 caixas de  lápis de cera,  10 caixas de canetinhas hidrocor. Quadro para caneta pincel, 12 canetas pincel, (5 pretas e o restante colorida, jogos) de damas, dominó, cartas de baralho, quebra cabeças, jogos de labirinto, bolas comuns de boa qualidade, cubos, figuras geométricas, corda e outros jogos que ajudem no controle motor e ajude no raciocínio lógico.
Gravador, 05 folhas de isopor, 10 cartolinas coloridas, 05 folha de papel camurça,  Dicionário, Livros de histórias infantis e adulto, de poesia, didáticos do 1º segmento, gibis, revistas e todo o tipo de literatura  que possa ser inserida nas oficinas de comunicação. Preciso de acesso a um computador para emergências.
Aparelho de som, CDs com rítmos variados, um aparelho de TV e um DVD, que serão requisitados com datas previstas anteriormente. E se necessário, outros materiais.

Além do material acima requerido, promoveremos gincanas ecológicas, com o recolhimento de materiais recicláveis, utilizáveis nas oficinas para criarmos outras alternativas de recreação e conscientização para a reciclagem. Entre outras idéias que possam surgir no percurso.


BIBLIOGRAFIA:

A ideia foi inspirada em alguns dos seguintes Autores que podemos chamar de livres Pensadores:

RIBEIRO, Darcy, “Gentidades”!, Porto Alegre; L& PM – 1997 –
ROGERS, Carl, “Liberdade para Aprender” – Ed. Do Professor – MG – 1969
FREIRE, Paulo, “Pedagogia da Autonomia” – Ed. Paz e Terra – SP – 1996 – Revista, História da Pedagogia – Ed. Segmento – RJ – 2010
MORIN – Edgar – 1921 – “Os sete Saberes necessários à Educação do Futuro SP – UNESCO - 2003

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