domingo, 14 de abril de 2013

Resumo da História de Santo Antônio de Pádua-RJ- Brasil




Resumo da História de Santo Antônio de Pádua

            A exemplo de todo o Território Brasileiro, as terras que compõem hoje o Noroeste Fluminense, eram povoadas por Índios. Antes da chegada dos portugueses, seguida das missões da Igreja Católica, além de outros povos advindos da Europa; habitavam essa área, os índios Puris e Coroados, além de outras tribos. Segundo os historiadores, os Coroados eram guerreiros e dizimavam os Puris.
            Conta o relator, da época, Matoso Maia, em sua hisória, pág 15 e 17:
“Os Puris vagueavam pela Serra da Mantiqueira  e pelo Alto Paraíba e iam até o rio Doce; os Coroados viviam na região banhada pelo curso inferior deste rio. Os Puris atacados pelos Coroados e muito dizimados, tornaram-se nômades. Resto dessa horda, fixaram-se, no começo do século passado (XIX), nos sertões que hoje são terras dos municípios de Santo Antônio de Pádua e Itaperuna”
Segundo consta em relatos históricos do Livro “O Sertão dos Puris”- Heitor Bustamante – pag 20 -  “Solo muito rico, opulento humo, parte montanhosa e parte com extenções alagadiças, capaz de produzir abundantes colheitas de café, cereais e tudo mais que  nele se quisesse cultivar – água em fartas proporções, regado pelos rios, Pomba, Paraíba e Pirapetinga....” “território com abundante  de  nascentes de água cristalina, muita caça e muito peixe.eis o resumo, as condições do vasto Sertão...”
Com a chegada dos Europeus, eles encontraram na região: ”população ainda muito escassa, formada de tribos de silvícolas, disseminados, sem orientação de trabalho, porém fisicamente, resistindo bem as intempéries....”
 Os índios por um tempo passaram a trabalhar para os posseiros, que ergiam suas   fazendas, mas segundo um relato do Livro “O Sertão do Puris” de Heitor Bustamante, não sabiam administrar os próprios salários e tornavam-se álcoolótras e morriam de doenças mais comuns, como gripes e outras. A outra parte sumiu mata a fora, restando a escravidão dos negros como força de trabalho..
Passaram pela região, Frei Florido, vindo da Itália com a missão de ajudar os Capuchinhos a catequizar os Índios e batizá-los, trocando o seu nome de origem por outros de origem Européia. Para tanto, Frei Florido recebeu uma doação de terreno, para a construção da Igreja São Félix, no curato de Santo Antônio de Pádua. Em finais de 1840, Frei Bento Gênova, catequista ao lado de Frei Florido, ergue com ajuda de fazendeiros, ergueu uma Igreja com o nome do Curato, Santo Antônio de Pádua, em frente a atual Praça Pereira Lima.
            Em 2 de janeiro de 1882, foi fundada a cidade de Santo Antônio de Pádua, que devido à capela do mesmo nome,  passando a ser município, tendo como líder da Emancipação, em 21 de novembro de 1882, de São Fidélis, o Visconde Figueira.
            Segundo consta na história, após abolição da escravatura, muitos proprietários abandonam o local;voltando a ser produtiva com a chegada dos imigrantes Europeus;  portugueses, italianos, sírio libanês, espanhóis juntamente com os  africanos.”
            Fontes: “O Sertão dos Puris” – Heitor Bustamante, “A Fundação de Santo Antônio de Pádua”, de Rita Amélia Serrão Picicini, História de Santo Antônio de Pádua” – Oswaldo Ribeiro, entre outros.

Tânia Maria da Silva

Fonte: “O Sertão dos Puris” – BUSTAMANTE – Heitor – 1971
Revista Unicidades – Editora Canal :Ano 2 – Abril - 2010.LEAL: Kellen

Nenhum comentário:

Postar um comentário