Escolarização X Educação
A
escolarização, desde, o berço da Democracia; a Grécia se preocupou com o
conhecimento para os eleitos, que herdariam o Poder Político da Polis. Daí
surgindo à figura dos Pedagogos, um escravo que tinha o dever encaminhar estas
crianças até as Escolas, que funcionavam em inicialmente num espaço para
adultos e crianças.
E através
dos tempos, a situação escolar, continuou sendo voltada para os ricos, os
pobres serviam de escravos brancos para os filhos dos grandes Senhores. Esses
povos oprimidos tinham a sua cultura, cuidando de doentes com ervas, e às vezes
Politeístas, o que fez com que a Igreja Católica começasse o seu trabalho de
“Educação Monoteísta”, fazendo caridades aos desassistidos da cultura Ideal.
Também os ricos recebiam essa Educação; pois até a Revolução Industrial, a
Igreja se mantinha no pico da Pirâmide Econômica e Social.
Com as
Revoluções Industriais e Revolução Burguesa na França, há um esvaziamento dos
antigos artesãos, que trocaram seus meio de produção, para vender a sua força de
trabalho nas Indústrias, na ilusão de que iriam prosperar. Foi uma mentira, e o
trabalho infantil sendo utilizado, sem as mínimas condições de segurança,
higiene e mais. Porém os filhos de os agora grandes Industriais estudavam para
dar continuidade ao Poder e à direção das Fábricas. A Educação ficava ainda nas
mãos da Igreja, que se encarregava de instruir os ricos e aos pobres a
resignação, pois herdariam o Reino dos Céus.
Passamos
pelo Liberalismo e outros modelos políticos experimentados no Ocidente e
Oriente, onde a religião sempre se encarregou de pregar o “Maniqueísmo” (culpa
e castigo aos que desobedecem às Leis pregadas por eles) para frear, os pobres,
castrar as mulheres e crianças. Sendo que a Igreja católica promoveu a caça às
bruxas; queimando mulheres vivas, acusadas de serem bruxas, por fazerem chás e
outros remédios para a cura de doentes.
Estamos no
neo-Liberalismo e, apesar de alguns avanços, o temor irracional prevalece sobre
as castas, cerceando o livre pensamento e as conseqüências de tomar a liberdade
de se soltar das correntes invisíveis, que cercam o nosso Planeta. E mais uma
vez o fanatismo no incrível toma conta das massas, que não têm onde se apegar.
E a aproveitando essa brecha, mais uma vez, agora milhares de templos
espalhados pelo mundo, manipulam as pessoas para temerem a um Deus. Quem teme
não ama!
Segundo
Vigostk, Paulo Freire, Piaget e outros Educadores; a Educação se dá na
interação, em família, na Escola, na Comunidade e no seio da sociedade;
portanto, não só a Escola, como a população é responsável pela Educação de
nossas crianças, a começar pelo exemplo.
Tânia Maria da Silva
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