domingo, 21 de abril de 2013

Escolarização X Educação



 




Escolarização X Educação

            A escolarização, desde, o berço da Democracia; a Grécia se preocupou com o conhecimento para os eleitos, que herdariam o Poder Político da Polis. Daí surgindo à figura dos Pedagogos, um escravo que tinha o dever encaminhar estas crianças até as Escolas, que funcionavam em inicialmente num espaço para adultos e crianças.
            E através dos tempos, a situação escolar, continuou sendo voltada para os ricos, os pobres serviam de escravos brancos para os filhos dos grandes Senhores. Esses povos oprimidos tinham a sua cultura, cuidando de doentes com ervas, e às vezes Politeístas, o que fez com que a Igreja Católica começasse o seu trabalho de “Educação Monoteísta”, fazendo caridades aos desassistidos da cultura Ideal. Também os ricos recebiam essa Educação; pois até a Revolução Industrial, a Igreja se mantinha no pico da Pirâmide Econômica e Social.
            Com as Revoluções Industriais e Revolução Burguesa na França, há um esvaziamento dos antigos artesãos, que trocaram seus meio de produção, para vender a sua força de trabalho nas Indústrias, na ilusão de que iriam prosperar. Foi uma mentira, e o trabalho infantil sendo utilizado, sem as mínimas condições de segurança, higiene e mais. Porém os filhos de os agora grandes Industriais estudavam para dar continuidade ao Poder e à direção das Fábricas. A Educação ficava ainda nas mãos da Igreja, que se encarregava de instruir os ricos e aos pobres a resignação, pois herdariam o Reino dos Céus.
            Passamos pelo Liberalismo e outros modelos políticos experimentados no Ocidente e Oriente, onde a religião sempre se encarregou de pregar o “Maniqueísmo” (culpa e castigo aos que desobedecem às Leis pregadas por eles) para frear, os pobres, castrar as mulheres e crianças. Sendo que a Igreja católica promoveu a caça às bruxas; queimando mulheres vivas, acusadas de serem bruxas, por fazerem chás e outros remédios para a cura de doentes.
            Estamos no neo-Liberalismo e, apesar de alguns avanços, o temor irracional prevalece sobre as castas, cerceando o livre pensamento e as conseqüências de tomar a liberdade de se soltar das correntes invisíveis, que cercam o nosso Planeta. E mais uma vez o fanatismo no incrível toma conta das massas, que não têm onde se apegar. E a aproveitando essa brecha, mais uma vez, agora milhares de templos espalhados pelo mundo, manipulam as pessoas para temerem a um Deus. Quem teme não ama!
          
            Segundo Vigostk, Paulo Freire, Piaget e outros Educadores; a Educação se dá na interação, em família, na Escola, na Comunidade e no seio da sociedade; portanto, não só a Escola, como a população é responsável pela Educação de nossas crianças, a começar pelo exemplo.

Tânia Maria da Silva
              

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário