sexta-feira, 5 de abril de 2013

A História de uma cidade que no passado era "O Sertão dos Puris"




Resumo da História de Santo Antônio de Pádua

            À exemplo de todo o Território Brasileiro, as terras que compõem hoje o Noroeste Fluminense, eram povoadas de Índios. Antes da invasão portuguesa, seguida das missões da Igreja Católica, além de outros povos advindos da Europa; habitam essa área, os índios Puris e Coroados, além de outras tribos. Segundo os historiadores da época, os Coroados eram guerreiros e dizimavam os Puris. Mas, segundo os mesmos historiadores; quando os Jesuítas chegaram para catequizar esses mesmos selvagens, que passaram a ser batizados e a terem seu  nomes trocados no batismo, para afastar o mal que eles carregavam.
            Segundo consta em relatos de livros; esses silvícolas, não produziam nada na terá, mas relavam que o solo era tão rico que poderiam jogar uma semente no chão, que ela cresceria. Ainda no relato dos brancos: “uma terra de muita madeira, solo úmido ás margens do Rio Pomba, com húmus suficiente para grandes plantações.”
             Os índios por um tempo trabalhavam para os “Proprietários” de Fazendas, mas segundo um relato do Livro “O Sertão do Puris” de Heitor Bustamante, não sabiam administrar os próprios salários e tornavam-se álcoolotras e moriam de doenças mais comuns, como gripes e outras. A outra parte  sumiu mata à fora, restando a escravidão dos negros como força de trabalho..
            Em 1883, foi fundada a cidade de Santo Antônio de Pádua, que devido à capela do mesmo nome, foi elevada a curato e depois se emancipou de São Fidélis, passando a ser município.
            Segundo o guia comercial (Lista telefônica) 5ª edição – 2006/2007; “Sua história é marcada pela mistura de raças dos portugueses, italianos, sírio libanês, espanhóis e africanos.”
            E por aqui fica “O Sertão dos Puris”....

Fontes: “O Sertão dos Puris” – Heitor Bustamante, “A Fundação de Santo Antônio de Pádua”, de Rita Amélia Serrão Picicini, História de Santo Antônio de Pádua” – Oswaldo Ribeiro, entre outros.

* Detalhe: na Internet não encontrei dados concretos da história de Santo Antônio de Pádua.

Tania Maria da Siva
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário