sábado, 29 de março de 2014

“ A Escravidão é pior hoje”




“ A Escravidão é pior hoje”
           
            O trabalho escravo ainda existe em vários lugares do Brasil, infelizmente as pessoas pensam que a escravidão é algo do passado, e muitos  relacionam apenas como trabalho de pessoas; esta é apenas uma forma . Há muitas outras que escolhemos não ver; algumas velhas e tradicionais como ignorar o outro para não ajudar.

            Sabe-se pela imprensa que a estimativa é de aproximadamente 27 milhões de pessoas escravas. E por causa da nossa ignorância e falta de interesse no assunto, já é um fenômeno Global. Sendo preciso atenção para este tema: ter escravos hoje é mais barato do que no passado, pois são descaráveis; você pode ter um escravo de pois jogá-lo fora. Não se paga para ter escravos pois o ser humano virou mercadoria primária e barata. Além do trabalho forçado  há a escravidão por dívidas; vemos também, crianças que viraram escravo de sua família, porque a pobreza virou algo crônico.

            A melhor maneira de se lidar como isso é promover desenvolvimento econômico e estabelecer direitos; chamar a atenção de todos para essa situação, temos que providenciar dignidade para garantir que as pessoas recebam o suficiente para viver e não apenas para sobreviver. Deixando de investir em educação, saúde e desenvolvimento, pobreza vai continuar e assim estamos colaborando com a escravidão.

            Só se passou a combater a escravidão em 2008. Sendo o tráfico de pessoas dentro e fora do país um fato,  há de outras formas de escravidão em que muita gente não aparece.... E às vezes casos que nem são descobertos.


*Quem escreveu esse texto foi uma usuária Da Ilha da Convivencia  de Santo Antonio de adua, rotulada de ter Transtornos Mentais. Uma alienada? Creio que tem muita gente que não faz uma observacao  da nossa realidade.  

Um comentário:

  1. A melhor maneira de se lidar como isso é promover desenvolvimento econômico e estabelecer direitos; chamar a atenção de todos para essa situação, temos que providenciar dignidade para garantir que as pessoas recebam o suficiente para viver e não apenas para sobreviver. Deixando de investir em educação, saúde e desenvolvimento, pobreza vai continuar e assim estamos colaborando com a escravidão.

    ResponderExcluir