quarta-feira, 12 de março de 2014

Autobiografia de TANIA MARIA DA SILVA - equeno relato



Autobiografia de
TANIA MARIA DA SILVA

            Nasci em Nova Friburgo, tenho 51 anos de vida e há 21 anos vivo em Pádua e ainda sofro muito com calor do verão. Minha infância foi difícil e pobre como a da maioria dos brasileiros, mas muito prazerosa no tocante a parte lúdica das criança daquela época. Joguei muita gude (à vera), chicotinho queimado, pulei muita corda, amarelinha e outras brincadeiras. Mas como eu sempre fui alta e estabanada, gostando de brincadeiras de garotos; minha mãe dizia que por pouco eu  teria nascido homem. Mas, críticas à parte, desde os meus 9 anos de idade que tinha carteirinha da biblioteca. Li quase todas as obras infantis de Monteiro Lobato; então não parei mais de ler; é meu vício positivo.
            Na adolescência totalmente alienada do que ocorria no país, degustei a Biblioteca das Moças da Literatura Francesa, muita água com açúcar, mas foi uma mal necessário. Namorados? Alguns. Ficantes muitos. Era muito divertido para mim e minhas amigas ficar com um cara diferente a cada domingueira (baile). O conjunto que mais gostávamos na é poça era o Fhevers. Dançar é muito bom. Na época íamos desde os ensaios em escolas de samba até o Rock. .
            Diante do relato acima dá para perceber que fui uma adolescente normal, cassei aos 27 anos.. Tive 2 filhos que amo muito; um com, 27 anos, o mais novo  que foi para o Rio com 17 anos, está fazendo Ciências Sociais na UFRJ. Este é um capítulo especial na minha vida.
            Trabalho desde os 13 anos de idade, quando comecei estudar à noite, adiantava o relógio da casa da patroa para poder fazer datilografia e estudar. Era uma loucura, sempre foi, e se deixar de viver trabalhando e estudando não sei o que acontece. Hoje morando sozinha, odeio serviço doméstico e sou meio relapsa com isso. Aliás; estou morando sozinha porque me separei há 8 anos e agora meus rebentos criaram asas. Mas amo viver e trabalhar com pessoas. Gosto de gente; o meu sonho era ser psicóloga, mas, graças a Deus consegui um curso que trabalha com ciências humanas, a Pedagogia. Para mim o maior Capital que existe no mundo é gente. Quanta diversificação! È lindo!
            Tenho o espírito muito jovial e se for permitido ainda quero ter mais experiência nesta nave chamada Terra. Sonho em escrevet livros para crianças e jovens. Amo as crianças e os jovens. È nessa tenra idade que nos, futuros educadores temos a oportunidade de ajudar a emancipar essas mentes. Lançar a semente e aguardar os frutos. Que Deus nos abençoe nesta missão.
            Estou quase debutando num tratamento para transtorno mental, segundo a literatura médica, tenho sou Bipolar e como é necessário o CID, (Código Internacional de Doença) me enquadraram nesta doença que oscila de vez em quando. Que É? Trans torno Bipolar de Humor, onde o sujeito vai da mais alta alegria para o fundo do poço, de acordo com suas vivências e ou remédios e terapia. È mais ou menos isso: meio “sem pé nem cabeça” como dizia o meu saudoso pai Antônio. “ Tânia isso não tem pé nem cabeça. De onde você tirou isso?” Eu, um determinado surto em que papai ficou responsável por mim, ficava a imaginar: o que é uma coisa sem pé nem cabeça? Tentava conceber e nascia um monstro ainda maior na minha cabeça, melhor seria um bicho de sete cabeças. Depois dizem que nós somos doidos, arrumam cada interpretação para fatos... Honestamente eu nao sei, odeio pensar nessa coisa sem pé nem cabeça. Tenho a imaginação muito fértil e é perigoso ficar pensando muito, segundo dizem os “lúcidos.”
            Como caminho entre vales e montanhas, mais uma vez, tive problemas, moro só e fiquei desempregada, tendo de fazer estágio na Faculdade e procurar um trabalho. Coisa difícil, pois os empregadores, não aceitam uma pessoa que têm de cumprir 2 anos de estágio, aqui em Santo Antônio de – RJ- Brasil, sem remuneração.. Com o agravante de ter transtorno mental, e já estar com 51 anos. E como as pessoas não gostam de estorvo, teimam em me aposentar por “Invalidez”. É mole! Logo eu que tenho um tesão imenso por literatura, crianças e gente de um modo geral. Briguei com Coordenador Pedagógico da FAETERJ, que diz que a “Regra é clara” também na Educação! Chutei o balde e abandonei os estudos neste semestre. Não consigo conviver com a hipocrisia das pessoas que por falta de competência, fazem alianças escusas. Não sou a ternurinha, Wanderléia e muito menos a Baby Consuelo; com todo o respeito às duas.
            Hoje, eu quero o direito de viver com dignidade, neste planeta que é nosso, assim como tantas outras pessoas, e luto por isso. Lei da sobrevivência, aliada ao direito de sonhar com um trabalho em me realize e tenha uma remuneração decente.
            Mas tem um detalhe, estou desorganizada e nem sei mais se quero me filiar a algum partido, como o próprio nome diz. Prefiro ser autêntica e caminhar para o meu progresso moral também. Pois não acredito em luta de classes sem solidariedade. E, segundo Edgar Morin, em livro , “Os sete saberes”, o mundo interior  representa 98% de sua conexão interna e 2% para a conexão externa, provando da necessidade sonhos, desejos, imagens  e fantasias para o humano.
            “Deixa nascer o amor. Deixa crescer o amor. O sal da terra. A PAZ na terra.....”


Tânia Maria da Silva – 15/12/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário