quarta-feira, 18 de abril de 2012

BRASIL: Educação e vida para TODOS?


 A educação como princípio meio fim
para ajudar a ordenar o caos

Em pleno século XXI, na era da globalização nos deparamos com práticas profissionais ainda arcaicas e porque não dizer emperradas também.O nosso Estado é laico. E por que no currículo consta a Educação Religiosa?  Alguns  órgãos públicos também ostentam símbolos da Igreja Católica, sabendo que a NAÇÃO, somos todos os Brasileiros, independente de crenças religiosas ou outras escolhas.
A educação Pública em nosso país caminha a passos de tartaruga na prática;  que me desculpem os Educadores, mas, grande parte dos professores de nível Fundamental, não liga ou não está preparado para trabalhar com os infantes. Alegam que as crianças não querem nada com os estudos e também não fazem uma sondagem para saber o grau de insatisfação daqueles estudantes. Alegam na maioria das vezes que ganham muito pouco, para ficarem se encarregando de problemas que não lhes compete, e para a comunidade, (familiares) dizem que o essas crianças são muito indisciplinadas. Então, porque esses profissionais não propõe atividades, debates, palestras com essa comunidade que também é de na maioria das vezes de analfabetos. Já imaginou se a empregada doméstica da casa dos professores forem reclamar de baixos salários e deixarem o serviço a desejar? E tantas outras categorias de trabalhadores que são explorados? Quando pensamos em qualidade de vida, temos obrigação de sermos solidários aos outros trabalhadores, que por causa  de um ensino capenga e necessidade de sobrevivência, sequer concluíram o Ensino Fundamental. Não há status para profissionais, todos são relevantes; e quanto menos analfabetos funcionais, maior o crescimento do país.
. Com  o ensino público de baixa qualidade, muitos considerados “classe média”, inclusive filhos de professores de escola pública,  nos primeiros segmentos, vão para escola privada, mas no Ensino Médio se Matriculam em um Colégio Público, com um cursinho de pré-vestibular, interessados nas Políticas Públicas voltadas para as Universidades Federais.Fazem a prova do ENEM, participando do PROUNI como os outros estudantes. Mas, a  Universidade Pública com carreiras de projeção, em que o sujeito possa assinar Dr., é para esses  poucos privilegiados que cursaram a escola particular, raríssimas exceções. Com relação às disciplinas, agora é a política governamental, tem se preocupado com interdisciplinaridade e temas transversais.
 Bem, mas se fôssemos falar de Educação no Brasil teríamos de abordar o tema num livro ou numa tese de Mestrado. Procuraremos abordar o assunto em outra oportunidade.
A Saúde em nosso país tropical, está no CTI, tal a carência na hora dos atendimentos; e isso não se restringe só aos órgãos públicos, pois os planos de saúde estão deixando muito a desejar. Tem muita gente com saudade daquele médico de família que fazia o tratamento integral e tinha um contato mais humano com os pacientes levando credibilidade e vendo o ser humano como um todo. Clara, que inspirados nos médicos de família cubanos, foi criado o nosso PSF Programa de Saúde da Família que com precariedade vêm desenvolvendo o seu papel, mas nada igual ao de Cuba que tem um médico residente em cada bairro, sempre acompanhado de um enfermeiro, para que a população tenha assistência integral. No Brasil é proibido ficar doente em Copa do Mundo, Carnaval, Reveillon e outras festas pois corre-se o risco de não haver profissionais de saúde de plantão nos Hospitais Públicos.
O grande problema que nos afeta é falta de conhecimento;  separar o corpo humano, e cada médico cuidar de uma parte sem ter ao menos contato com o outro profissional que trata deste paciente. Somos um ser integral.
 È como  separar a educação em disciplinas isoladas quando se pode fazer uma abordagem de matemática numa aula de português, além de outros exemplos.  É fracionar as classes sociais, étnicas, religiosas a pretexto de um falso purismo ou preconceito.
Segundo o filósofo  Edgar Morin “...o conhecimento não pode ser algo reservado a uma eleite de estudiosos da epistemologia confinados num ensino restrito, filosófico. È algo que deve começar no ensino primário e prosseguir no secundário e continuar na Universidade”. Ainda seguindo alinha de raciocínio de Morin,  devemos pensar       de que  apesar pensarmos ser uma unidade fazemos parte da diversidade do Universo. 

TANIA MARIA DA SILVA

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