domingo, 12 de janeiro de 2014

NOVA FRIBURGO - RJ - "Suiça brasileira?" Revista Pacheco: A trágica imigração dos colonos suíços até a chega...

Revista Pacheco: A trágica imigração dos colonos suíços até a chega...: A Suíça é o país mais alto da Europa, e foi ocupado pelos celtas helvécios no ano 400 a.c. Depois a região sofreu invasões de roma..

Na Chegada ao Rio de Janeiro o abade Jocob Joye, frustrado com a capital da corte foi recebido pelo Rei D. João VI e o primeiro ministro. Como inspetor da Colonização, Monsenhor Miranda acompanhado de médicos e autoridades alfandegárias, visitaram os colonos no navio levando pão, vinho, aguardente, bananas e laranjas. Guiados pelo inspetor em pequenas embarcações os colonos trouxeram suas bagagens da Baia de Guanabara até Itambi, foz do Rio Macacu. No hospital improvisado no Mosteiro São Boaventura morreram 31 colonos, inclusive o Padre Aeby, auxiliar do abade Joye. De Macacu até parte da serra subiram em carros de bois e carroças; nas trilhas mais íngreme até colônia as cargas vieram em lombos de burros, as crianças carregadas pelos escravos e os adultos a pé.

Os primeiros colonos chegaram na Vila de Nova Friburgo em 15 de novembro de 1819 e os últimos nos dias 14 e 15 de fevereiro de 1820, depois de 11 dias de viagem a partir do Rio de Janeiro, num total de 27 léguas percorridas. Como o número de famílias passou de 100, foram alocadas em cada cômodo das casas (sem piso, cozinha e banheiro) grupos de 14 a 16 colonos. As vilas foram construídas em três pontos da Fazenda; prédios com açougue, mercearia e moinho de fubá. Hoje, o local abriga a Praça Getulio Vargas e os bairros do Paissandu e Vilage. Na sede da Fazenda do Morro Queimado, existia um casarão denominado “Chateau do Roi” onde funcionava o centro religioso e administrativo. Hoje está localizada a sede do Colégio Anchieta.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário