segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Amigos; são tesouros que acumulamos em vida


 



Amigos; são tesouros que acumulamos em vida

Então é Natal.... Como estamos no mês que inventaram um 13º para voltar para o caixa do patrão, lembrei-me de um fato que ocorreu na minha vida nesse período. Nessa época, (2002), eu e minha família, tínhamos um Sebo Livraria e acesso a internet. Saber & Ci@, era o nome do trabalho em que mais ganhei conhecimento e satisfação, em toda a minha vida, pois não havia retorno financeiro, mas enriqueci muito interiormente e intelectualmente. Demais! Naquela época não havia Lan House no interior e muito menos Sebo, que muitos achavam que era uma Biblioteca.
Uma mesa imensa no meio do salão, com livros, onde as pessoas sentavam para examinar os livros e degustar um cafezinho expresso, reunindo amigos em conversas e discussões das mais diversas. Para quem ama a leitura, ou trabalha livros, novos ou antigos, tínhamos um ambiente muito convidativo. Quis registrar aqui talvez os anos mais importantes de minha vida, dentro da Livraria. Mas como já disse acima, vou também registrar um fato ocorrido naquele local.
Num sábado de fim ano, estávamos , eu, o ex-marido, e o dois filhos, aguardando o movimento de Natal. Por que as pessoas quase não presenteiam com livros? Porém sempre aparecia algumas  para olhar, perguntar e para pedir, que é a coisa mais comum em terra Tupiniquim. E vieram dois adolescentes de um município vizinho, pedindo roupas ou que pudéssemos  doar, pois tinham irmãos menores em casa também. Sem pensar duas vezes, chamei os meus filhos e rumei para nossa casa que ficava por perto, junto os meninos. A minha família já estava acostumada, pedi para os meninos entrar em casa e aos meus filhos para revirar o armário, tirando coisas que não serviam mais, enquanto iam fazendo, servi um lanche para os novos amigos, que saíram da minha casa com duas bolsas cheias. Foi um Feliz Natal para todos!
O tempo foi passando e acabei ficando amiga  dos meninos que vieram em dois, depois passando a aparecer na Livraria ou em meu apartamento outros garotos. Todos sonhavam ser jogadores de futebol, enquanto eu os aconselhava a estudar, mas tem um outro detalhe; eles eram engraxates e saiam para vários municípios vizinhos com a caixinha na mão e trabalhando. Passavam la em casa de manhã, faziam um lanche e partiam, ou, quando ficavam em Pádua, almoçavam conosco, eu só pedia que me avisassem. Como eu queria o bem daqueles meninos, apesar de alguns vizinhos os acusarem de marginais; eram ‘”pretos e pobres”.  Eles moravam num morro “bem perigoso!”
Essa rotina durou por muitos anos, mesmo depois do fechamento da Livraria e daminha separação conjugal, eles continuaram a frequentar o meu apartamento, onde chegavam apertavam o interfone e subiam pelo elevador com suas caixinhas. Porém um dia o “CÍNICO” do meu prédio proibiu as crianças de subirem ao meu apertamento, aos que eles pelo interfone me avisaram. Desci do salto literalmente, pois fui até o saguão do prédio com micro short e camisetinha, no verão, roupa que todas as mulheres dessa região usam em casa, devido ao calor. Virei uma Leoa, briguei com o “Cínico” , falei poucas e boas, ameaçando de  ir à polícia, pois “em minha casa recebo quem eu quiser”. Até chegou só uma pessoa do “deixa disso”, e chorei convulsivamente e subi, mas os garotos, evaporaram.
Depois desse episódio, só encontra com os meus amigos engraxates na rua, deixaram de freqüentar a minha casa.Já faz cerca de 5 anos que não aparecem, mas deixaram uma caixa de engraxate em minha casa que não me desfaço de modo algum. São meus meninos também, ouvi muitos relatos da vida deles, e onde que eu os encontre darei um forte abraço para matar a saudade. Encontrei dias atrás, um deles, todo arrumadinho, com sua mãe aqui em Pádua; fiquei muito feliz e pedi notícia dos outros meninos, que já são homens. Não cito nome de nenhum para própria segurança deles.
Os sonhos que sonhamos juntos, quando um deles falou “se eu ficar rico, jogando futebol; compro uma casa bem bonita pra você na praia Tania” . Isso tudo não tem preço, e desejo de todo o meu coração que tudo corra bem para os meus eternos amigos.  

Tania Maria da Silva


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário