quarta-feira, 13 de março de 2013

Como o hmem vem se comunicando por signos ao longo dos anos?



A Linguagem oral  e escrita da humanidade no decorrer dos séculos


            O homem desde a Pré-história, iniciou uma linguagem de símbolos para registrar, fatos e se comunicar com os outros. À medida que foi evoluindo,  procurou  uma forma de entendimento e interação  grupal, assim, podiam se comunicar de alguma forma, pela necessidade de sociabilidade e principalmente de sobrevivência. À medida que conseguiam ser entendidos e começarem a fazer a leitura do outro, foram inventando utensílios para uso pessoal e dos grupos, buscando desta forma na natureza, recursos para construírem objetos que facilitassem o dia-a-dia. Com o decorrer dos séculos esses recursos foram se aprimorando, até chegarmos a escrita, onde nasceu a história que aprendemos desde os primeiros anos de Escola.
            As pinturas rupestres, na Pré-História, foram uma das primeiras expressões grafadas no mundo, são criptografias,  como também utensílios de argila e algum tempo depois até de metais. Isso mostra que o homem das cavernas teve uma grande importância na escrita da humanidade. Porém com as suas grafias, feitas nas pedras das cavernas. o homem primitivo, primitivo foi precursor da linguagem escrita.
            As novas formas escritas vão se aprimorando se expandindo e com a interação das comunidades, vão tendo interpretações e escritas comuns aos povos. Os Egipcios,  foram produzindo uma nova formas de escrita, o hieróglifo, com os sons dos seus pictogramas. Os homens também, AC, também transcreviam as mensagens sagradas, tanto as Mosaicas quantos aos povos da Ásia. Daí, nasceram os alfabetos.
            A Grécia, sendo o berço da civilização, se aprimora na instrução dos nobres, que iriam governar as polis e deveriam ser homens de conhecimento e sabedoria, muito embora cultuasse os seus  Deuses, que ficaram imortais na história da Terra. Mas foi o Estado Romano que institucionalizou a escrita, tanto assim, que a história começa com o nascimento de Cristo. Os Romanos instituíram muitas leis e a grafia foi aos poucos se misturando com a Grega, daí termos palavras de radicais Greco-Romanos no nosso dia-a-dia.
            A língua Portuguesa, sendo derivada da Galícia, um pedaço da Espanha, é considerada ùltima Flor do Lácio. As invasões foi um fator preponderante para que um povo modificasse sua língua, pois o invasor impunha como língua nacional a do seu país. Por isso temos as mais variadas escritas pelo mundo, dada a distância e falta de comunicação e no passado pelas invasões. Hoje podemos ver que com o avança da tecnologia, a língua escrita que mais se expandiu no Globo, foi o inglês, que ainda pode ser Britânico ou Norte Americano.

; Tânia Maria da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário